O Instagram lança cada vez mais novidades e aplicações para que as marcas possam ser vistas da melhor maneira e vender mais.
Com mais de 700 milhões de usuários mensais, segundo publicou recentemente o The Next Web, esta poderosa rede social não pode ficar fora dos planos de marketing de uma empresa.
José Abuchaem – Cofundador e CMO da Nuvem Shop – expressou em uma de suas palestras na recente edição do eCommerceDay em Buenos Aires: “Para moda e decoração, essa rede é fundamental, 80% de nossas lojas desses segmentos canalizam suas vendas através dessa rede social”.
Por isso, para aqueles que as marcas já têm uma conta – e/ou para os que acabam de iniciar os especialistas da Nuvem Shop elaboraram uma série de recomendações para aproveitar ao máximo o Instagram e fazer com que os negócios cresçam.
Primeiro, montar um perfil comercial. Como fazer?
Muito simples! Se já existe uma conta, devemos escolher a opção “mudar para perfil comercial”. Para concluir é preciso vinculá-lo a uma página do Facebook. E se ainda não há um usuário no Instagram, este deve ser criada do zero já vinculado ao Facebook.
Quais benefícios tem o perfil comercial?
Criar ou migrar para este tipo de perfil oferece uma oportunidade de acessar dados de forma que seja possível conhecer o valor de cada post e potencializar esta comunicação de acordo com o interesse da audiência.
Revisar e potencializar a audiência
O seguinte passo é analisar a audiência. Todos os nossos clientes nos seguem nessa rede? Se ainda não os informamos que contamos com uma conta no Instagram, esse é o momento. Se gostam de nossa marca, certamente irão querer estar a par das novidades.
O que postar?
Há maneiras efetivas de criar conteúdo interessante, de forma original e gerar engajamento; isto é, compromisso e adesão com a marca. Mostrar os bastidores do negócio é uma das formas, pois humaniza e gera proximidade.
Criar conteúdo inspirador é outro modo. Faz calor? Talvez possa antecipar o verão com uma imagem conceitual e adiantar algo da próxima coleção. Em todos os casos, devemos cuidar dos detalhes estéticos e mostrar nossa melhor versão.
Novidades e produtos
Nossa participação em eventos, novidades, lançamentos, promoções etc. São boas razões para criar conteúdo e manter nossos seguidores atualizados.
Valorizar o que postamos
Se criamos conteúdo útil e relevante, poderemos aproveitar a funcionalidade de posts patrocinados com um “call to action” (ou chamado para a ação) para convidá-los ao site, por exemplo.
As ferramentas de medição que o Instagram oferece permitem conhecer nossa comunidade, entender o que mais gostam e desenvolver um intercâmbio com ela.
Influencers. Sim ou não?
Certamente, essa rede pode ser potencializada com influencers. Identificar essas pessoas que coincidem com os nossos valores de marca, estilo, etc. e apresentá-las nossa proposta pode ser um ótimo recurso.
No entanto, há um tipo de influencer que é o mais infalível de todos, o cliente satisfeito. Podemos criar um hashtag para convidá-los a compartilhar, ficar atentos às suas menções e gerar muito engajamento com isso. Um cliente feliz contagia e gera ainda mais confiança e credibilidade para a marca.
Como aumentar os seguidores?
Uma tática pode ser o “follow por follow”. Encontrar contatos interessantes e segui-los. Normalmente, se os identificarmos corretamente nos seguirão de volta. Também se conhece a regra de cada 1000 likes, 6 seguidores.
Dedicar tempo em curtir perfis que tenham a ver com nossa marca pode contribuir para aumentar nossa comunidade. Desde já, o modo mais adequado de fazer crescer nossa rede é gerar conteúdo de qualidade para atrair e manter a audiência.
Usar tags
Usar tags, etiquetas e/ou hashtags (palavras precedidas pelo #), permitirá que quem busque produtos e/ou serviços como os que oferecemos nos encontrem mais facilmente. O importante é vincular as hashtags a palavras-chave e não abusar delas.
Mais de 3 podem saturar… Cada recurso deve ser utilizado em sua justa medida.
Compartilhar stories
As stories tem ganhado um grande espaço, já que as pessoas em geral não estão tão suscetíveis a receber informação comercial das marcas em suas redes, mas são receptivas a notícias sobre um estilo de vida ou cultura que pode se associar à marca.
As fotos, vídeos ou loops que são postados desaparecem nas 24 horas seguintes e não deixam rastro no feed. Isto permite compartilhar histórias todos os dias e abrir um canal de maneira frequente sem saturar.
Além disso, outra das enormes vantagens é que permite incluir um link na publicação. Dessa forma, os seguidores poderão ingressar de maneira direta onde queremos orientá-los.
Link na bio
Colocar um link na bio é indispensável, já que é o único lugar “clicável” do Instagram – além das stories . Para qualquer loja online, é fundamental que um seguidor possa rapidamente entrar e ver seus produtos, caso esteja interessado, e ter esse link facilita esse caminho.
O Instagram está demonstrando que é uma ferramenta de grande alcance para criar uma conexão direta entre marcas e consumidores. Seguir estes conselhos elaborados pela Nuvem Shop, nos permitirá profissionalizar e colher os frutos dessa poderosa rede.