O e-commerce, processo de comprar e vender online sofreu grande aumento de procura nestes anos recentes e, apesar da crise global, as compras online aumentaram em uma escala de 16,25% ao ano nos últimos dois anos. Isso fez da internet a plataforma ideal para negócios. Mas enfim, o que você não sabe sobre e-commerce?
1. Vendas em e-commerce
O amazon.com, um dos maiores revendedores online, conta com aproximadamente um terço do mercado de e-commerce dos EUA. Montar, então, um site de vendas de sucesso pode ser uma ótima maneira de aumentar a receita da sua loja.
2. Qualidade de vida
De acordo com uma pesquisa realizada na Alemanha, a maioria dos compradores sentem que o e-commerce aumenta sua qualidade de vida. 44% dos pesquisados sentem que compras online são mais agradáveis, 63% consideram menos estressante e 81% afirmam que melhora a gestão do seu tempo.
3. Grande mercado
Mais de 80% dos usuários da rede já se utilizaram dela para fazer compras. Isso faz com que o e-commerce se torne uma lucrativa área de investimento. Estes 80% consideram os compradores casuais e os recorrentes (estes compreendem 50% do mercado).
O uso de métodos seguros de pagamentos é definitivamente um dos facilitadores deste aumento. Estes sistemas de pagamento possibilitam transações mais seguras, o que aumenta a confiança dos consumidores quanto às suas atividades online.
4. Preferido pelos mais velhos
Apesar da maioria das pessoas ver a internet e o e-commerce como coisa de gente jovem, pesquisas mostram o contrário. Estatísticas americanas mostram que 68% das pessoas entre 31 e 65 anos realizam compras online, enquanto somente 54% dos que têm entre 18 e 34 o fazem.
Os métodos fáceis e seguros de pagamento, além de aumentar a confiança dos usuários, faz com que os menos habituados com a rede se familiarizem mais facilmente com os sites. A utilização de ferramentas como o “carrinho de compras” faz com que as compras se assemelhem à vida real, facilitando, também, a navegação e compreensão.
5. Popularidade da telefonia móvel
Assim como as compras online oferecem maior conveniência comparadas aos métodos tradicionais, utilizar seu smartphone, então, é mais prático ainda. Há aproximadamente 1.2 bilhões de usuários de internet móvel no mundo. Este número só deve aumentar a medida que smartphones estão se tornando cada vez mais populares.
Isso faz com que plugins que permitam a compra via telefonia móvel sejam essenciais. O vendedor deve, também, se certificar de que os seus sites estejam disponíveis em um formato suportado por estes dispositivos – algo que já virou tendência no mercado de webdesign para 2012.
*Adaptado de: http://www.noobpreneur.com/
Estes números provam a diferença entre a análise do mundo físico e o virtual. No e-commerce temos controle das informações e fica muito mais prático fazer este tipo de pesquisa. Podemos provar, também, que não dá pra confiar na teoria do “achismo”. Deve-se desenhar um e-commerce pensando em seus usuários, perfis e necessidades mas precisamos, antes disso, mapear seus perfis.